4 meses de consignados atrasados afirma a Caixa Econômica Federal
A Caixa Econômica Federal tem solicitado a presença dos servidores municipais de coxim que tem empréstimos consignados com a instituição bancaria, os servidores já recebem a um bom tempo cartas de cobrança, afirmando que os consignados não foram pagos, desta vez a Caixa convidou os clientes a comparecerem a Agencia de Coxim munidos de holerites.
Empréstimo Consignado
É um empréstimo destinado a aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos e pensionistas de órgãos federais, estaduais e municipais, militares e pensionistas das Forças Armadas, em que as parcelas são descontadas diretamente da sua folha de pagamento.
Entenda
Diante das cobranças uma Servidora solicitou um extrato da divida cobrada através de requerimento simples, não foi surpresa pois é de conhecimento do servidor municipal o descontrole financeiro da Prefeitura de Coxim, mas é Grave, pois o documento expedido pela Caixa Econômica Federal, confirma as Denuncias deste Sindicato, é comprovado o crime de apropriação indébita cometida pela prefeitura municipal de coxim e o seu Gestor, situação que é de total conhecimento da Câmara Municipal de Coxim, que por diversas vezes recebeu varias denuncias desse assunto, e ficou Omissa.
Na Folha de Pagamento do Município consta 412 contratos de consignados na Caixa Economia Federal, todos em atraso.
A Mais de um ano que os servidores estão impedidos de realizar consignados na Caixa ou renegociar divida, um prejuízo irreparável pois a caixa trata os atrasos como inadimplência, dificultando empréstimos de outras naturezas ou financiamentos.
O Banco Bradesco faz diferente, além de suspender os novos consignados, desconta em duplicidade na conta do servidor, trazendo prejuízo e constrangimento os clientes. O banco é alvo de centenas de processos de indenização.
Os demais bancos apenas suspendem o serviço de consignados.
PREOCUPANTE
Mesmo com a grave situação, a prefeitura de coxim continua a contratar pessoal e mantém gastos com alugueis e eventos.
FISCALIZAÇÃO
O Presidente da Câmara Municipal de Coxim, Vladimir Ferreira (PT) e a Mesa diretora foram novamente informados da situação. Este sindicato requereu que a mesa diretora abra procedimento de investigação de improbidade administrativa cometida pelo Gestor Municipal, pois os valores foram descontados do salário do servidor e não foi repassado ao destino.
PREJUÍZO
Até os servidores aposentados estão sendo prejudicados, com tais cobranças, apesar do IMPC pagar fielmente em dia, fica escrava do mesmo contrato.
Segue cópia da resposta a Servidora que solicitou os valores da cobrança da Caixa Econômica Federal.