26/08/2018 às 09h06

Na manhã da segunda feira (20) desta semana, os trabalhadores da coleta de lixo decidiram não sair da Secretaria de Obras de Coxim, a falta de condições de trabalho foi a principal pauta reivindicada pela categoria e pelo SINSMC.  Os garis estavam sem os Equipamentos de Proteção individual – EPIs  que pela legislação é destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho, os garis devem usar luvas, botinas, máscaras, óculos, bonés, capa de chuva , além dos uniformes sinalizados. (NORMA REGULAMENTADORA 6 –  NR 6)

O que de fato gerou revolta aos servidores é de que no dia 24 de Maio deste ano, estiveram reunidos no Ministério Público Estadual de MS, a Prefeitura Municipal de Coxim, Câmara Municipal, Sindicato e representantes dos Garis. Leia a Notícia aqui: http://www.servidorcoxim.com.br/sinsmc-prefeitura-camara-e-mpe-discutem-sobre-seguranca-do-trabalhador-garis/

Conforme acertados os seguintes pontos deveriam em um prazo de 60 dias ser cumprido:

  • os garis deveriam receber os EPIs
  • a jornada de trabalho deveria ser noturna (menos transito, temperatura amenizada e melhor andamento no trabalho, a cidade amanhece limpa)
  • Aquisição de novo Caminhão Coletor de Lixo (devido as constantes quebras o serviço e a condição de trabalho são prejudicadas)
  • O abono coleta de Lixo deveria ser reajustado (o valor atual pago aos trabalhadores é de R$ 150,00)

Leia a ata da reunião feita no Ministério Público Estadual de MS Ata reunião garis PDF

Durante a manhã do dia 20 , o secretário de Obras Carlos Rezende, providenciou parte dos EPIs, foi informado que os uniformes estão sendo licitados, mais as demais reivindicações não foram negociadas.

Já na terça feira (21) os garis só saíram do setor com a chegado do óculos protetor e solicitaram novamente providencias sobre as demais situações.

na Sexta-Feira dia 24 os trabalhadores da coleta de lixo, sem respostas do poder Executivo, decidiram não sair da secretaria de Obras sem as negociações finalizadas. Todos foram para a sede da prefeitura municipal de Coxim negociar diretamente com o Prefeito de Coxim.

O Prefeito não estava presente, quem recebeu o SINSMC e os Servidores foram o Secretario de Gestão André Mudri, o Secretário de Obras Carlos Rezende, o Secretario de finanças Thiago Evaristo, a Procuradoria Geral do Município e o RH da Prefeitura.

Também participaram da reunião o Dr. Eduardo Crepaldi e os Vereadores Sinval Batista, Careca da Iluminação, Lucia da AAVC, e Mecias Alves.

A Principio a gestão perguntou quais eram as reivindicações, prontamente o Presidente do SINSMC Paulo Monteiro relembrou ao secretário de Gestão do Inquérito 004/2015 e da reunião feita no MPE, mas, novamente foi perguntado sobre quais eram as reivindicações, e com muita paciência e vendo que o secretário de gestão recentemente assumiu a pasta, o Presidente do SINSMC  passou a cópia da Ata da reunião no MPE via digital ao secretario de finanças, que já tinha conhecimento de todas as negociações e compromissos entre Poder Executivo, MPE, Poder Legislativo e Sindicato.

O Secretário de Gestão pediu para que os servidores retornassem ao serviço para que na segunda retornasse as negociações.

Sem garantias, a categoria não aceitou! e retornamos as negociações e ficou bem claro as justas solicitações dos trabalhadores, os vereadores presentes apoiaram os garis e fizeram novamente o pedido ao poder executivo.

A ameaça de corte de horas Extras dos garis foi colocada em pauta, “um valor que não passa de Vinte Mil reais não vai quebrar a prefeitura, estamos falando de serviço essencial” disse o Professor Bonifácio, diretor do SINSMC.

Para uma Cidade que pretende iniciar a coleta seletiva de resíduos sólidos domiciliares,” é primordial dar a condição de trabalho e melhor remuneração aos servidores da coleta do lixo, há quantos anos esses trabalhadores vem carregando a cidade de Coxim nas “costas”, digo isso porque a cidade sem coleta, vira um verdadeiro LIXÃO, esse pessoal só é lembrado quando param ou o caminhão quebra.”  pontuou Paulo Monteiro.

Após a segunda rodada de negociações o Secretário de Gestão, André Mudri quis falar pessoalmente com os servidores, e fez compromisso de segunda feira (27) as 11:00 apresentar as soluções e pediu com singeleza que os trabalhadores retornassem para a coleta.  O SINSMC e os garis entendendo a abertura nas negociações, decidiram retornar ao trabalho, até o horário apresentado pelo secretário.

A união dessa categoria mostra mais uma vez que JUNTOS SOMOS MAIS FORTES, um exemplo a ser seguidos pelas demais categorias.

Na segunda Feira dia 27 o SINSMC estará novamente na Prefeitura, juntamente com representantes dos trabalhadores, esperamos que o Poder Executivo reconheça estes trabalhadores que de sol a chuva cumprem o seu papel, que para este sindicato é um dos principais, pois envolve a saúde pública e o bem estar da nossa sociedade.

Até o final dessa matéria os garis e muitos servidores NÃO receberam os salários de julho, mesmo assim os garis retornaram ao serviço na esperança de serem reconhecidos e valorizados.

Comunicação SINSMC